Grupo USJ

Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos



Com mais de seis décadas de experiência no segmento de produção de açúcar e etanol a USJ é referência no mercado pela qualidade e segurança de seus produtos.

A qualidade dos produtos da USJ é garantida desde o cultivo da cana de açúcar até a expedição do produto final, para isso contamos com modernos laboratórios que realizam analises diárias, além de uma equipe de Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos aplicando procedimentos que garantem a qualidade e segurança dos seus produtos e processos.

Para evidenciar o compromisso da organização com os requisitos de Qualidade, em 2004 a USJ conquistou a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 para a produção de Açúcar, mais tarde, em 2011 amplia seu escopo certificando também a produção de Etanol.

Visando o atendimento dos requisitos de clientes, a companhia possui o certificado Kosher, que atesta que o açúcar fabricado na organização obedece às normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa.

Buscando a melhoria contínua do sistema, em 2012 a USJ conquista mais uma certificação através Bureau Veritas Certification, dessa vez com foco em segurança dos alimentos, a FSSC 22000.

A norma FSSC 22000 é um padrão voltado à segurança de alimentos, que visa assegurar que os alimentos produzidos são seguros para o consumo humano. A FSSC 22000 engloba o atendimento a norma ISO 22000 (Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos) em conjunto com a norma ISO-TS 22002-1 (Programas Pré-Requisito para Indústrias de Alimentos). Esta junção dos padrões de sistema de gestão com programas pré-requisito proporcionou à FSSC 22000, o reconhecimento pelo GFSI – Global Food Safety Iniciative, entidade que harmoniza padrões internacionais de auditoria.

Com a certificação FSSC 22000:2010 a USJ ganha maior controle sobre seus processos e maior segurança em seus produtos, além disso, a padronização torna a organização com maior credibilidade no mercado e as auditorias constantes de manutenção da norma formam a base da melhoria contínua e da diferenciação em nível global.