Grupo USJ

Meio Ambiente



Margem Verde

Nenhum negócio é realmente bem-sucedido se não levar em consideração a preservação do meio ambiente como componente fundamental de sua operação. No Grupo USJ, cada etapa da produção de açúcar, etanol e energia elétrica é cuidadosamente concebida e controlada para conservar os recursos naturais. O Grupo USJ também atua fortemente para conscientizar seus colaboradores sobre a importância da conservação ambiental.

O Projeto Margem Verde cuida do reflorestamento, com espécies nativas, de áreas de manancial, represas e margens de rios, recuperando áreas degradadas nos municípios no entorno das usinas S. João (SP) e S. Francisco (GO). Desde o início das ações, em 1999, já foram plantadas cerca de 862 mil mudas de várias espécies, a maioria cultivadas nos viveiros da própria empresa e outras doadas por governos estaduais e municipais e empresas públicas.

Todas as etapas do processo ficam sob responsabilidade de funcionários do Grupo USJ – do cultivo de mudas ao plantio, limpeza e manutenção das áreas reflorestadas. Áreas de Preservação Permanente (APP) recebem atenção especial para não sofrerem danos ambientais. O Projeto Margem Verde é conduzido de acordo com as normas do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) de São Paulo.

Nas usinas do grupo, há coleta seletiva de lixo e reciclagem de embalagens, conscientização dos colaboradores para o uso da água sem desperdício, monitoramento do CO2 emitido pelos caminhões, e rotação de culturas com leguminosas para preservar a qualidade do solo. Além disso, as caldeiras são equipadas com lavadores e filtros, o que faz com que os gases emitidos sejam purificados antes de ir para a atmosfera, e as cinzas retornam para a lavoura, junto com a torta de filtro, como adubo orgânico. Parte da água dos processos produtivos é reutilizada em circuito fechado. Por fim, há redução do uso de pesticidas com o controle biológico das pragas e manutenção de um viveiro de mudas de espécies nativas para recuperação de matas ciliares. Com isso, os colaboradores não só recebem capacitação em cursos de educação ambiental, mas transformam isso em prática.

Informativo03