Grupo USJ

Tecnologia Agrícola e Industrial




Pioneira na utilização de máquinas no plantio e na colheita, a Usina S. João foi uma das responsáveis pela disseminação dessa tecnologia no Brasil, na década de 80. Hoje, as usinas do Grupo USJ têm alto índice de mecanização na colheita (100% na S. Francisco e 85% na S. João) e recebem elevados investimentos para garantir que tudo seja calculado, avaliado e controlado por computador para garantir a melhor performance com os menores custos.

A tecnologia também permite identificar o exato ponto do canavial de onde vem determinado caminhão carregado de cana crua; orientar a extração do caldo de cana, passando pela fermentação e destilação; medir o desempenho das caldeiras e a armazenagem de bagaço para geração de vapor e energia elétrica; tratar os efluentes e conduzir a aspersão de vinhaça nos canaviais, entre outros processos.

Na área industrial, o Grupo USJ está entre os mais avançados do setor sucroenergético. Na Usina S. Francisco, todos os processos produtivos da indústria são automatizados e controlados, 24 horas por dia, em um Centro de Operações. Em tempo real, é possível acompanhar e coordenar todos os processos industriais.

Toda essa tecnologia também está sendo adotada na Usina Cachoeira Dourada, que está em construção.