Grupo USJ

Nossos Negócios


O Grupo USJ produz álcool combustível (etanol), açúcares de diversas especificações e energia elétrica, com alta tecnologia e automação em seus processos agrícolas e industriais. Com duas usinas em operação – S. João (SP) e S. Francisco (GO) -- e mais uma em construção (Cachoeira Dourada, também em Goiás), o Grupo USJ está hoje entre os principais grupos sucroenergéticos do Brasil.

A Usina S. João, pioneira do grupo, foi fundada em 1944 no município de Araras (SP) e processa atualmente 3,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar (com capacidade para moer 4 milhões), cultivadas em cerca de 40 mil hectares de terras próprias, de parceiros e de fornecedores de cana. A cada safra, produz 300 mil toneladas de açúcar e 130 milhões de litros de álcool anidro e hidratado, além de 60 mil MW de energia elétrica que garantem a autossuficiência da usina. Em 2004, obteve certificação ISO 9001, e emprega hoje 2.100 colaboradores.

Em Quirinópolis (GO), a Usina S. Francisco é a indústria sucroalcooleira em seu estado-da-arte, com alta tecnologia em todos os seus processos produtivos. A indústria, em operação desde 2007, processa 4,5 milhões de toneladas de cana, com controle totalmente automatizado de suas etapas de produção de etanol, açúcar e energia. A mecanização atinge 100% da colheita e 60% do plantio, com sofisticada logística de operação para escoamento da safra de cana do campo para a usina.

Para a safra 2009/2010, a estimativa é produzir 350 mil toneladas de açúcar (97% mais em relação à safra 2008/2009), 150 milhões de litros de etanol (35% mais do que em 2008/2009), além de gerar 175 mil MW de energia elétrica, proveniente da queima do bagaço da cana. A Usina S. Francisco é autossustentável em energia elétrica e térmica, e ainda vende o excedente.

A Usina Cachoeira Dourada, em construção no município de mesmo nome (GO), terá capacidade inicial de processamento de 2,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar para a produção de etanol e energia elétrica. Paralelamente ao plantio do canavial, todos os equipamentos industriais estão sendo instalados. Junto com a Usina S. Francisco, contribuirá para consolidar o Estado de Goiás como nova fronteira agrícola para a cana brasileira, colocando o Grupo USJ em posição privilegiada na produção e exportação de açúcar e etanol.