Grupo USJ

Usinas do Grupo USJ priorizam tratamento de água e esgoto

O Grupo USJ utiliza um moderno sistema de reaproveitamento de 100% da água consumida nas áreas industriais das usinas S. João e S. Francisco. A coleta é feita através de canaletas que direcionam a água para um reservatório. A partir daí, a água é bombeada para o sistema de irrigação da lavoura, reduzindo e, em alguns casos, eliminando, o consumo de água para fins de irrigação.

Para a água da indústria ser reaproveitada na agricultura, é preciso lançar mão de altas tecnologias capazes de gerar maior rendimento do recurso natural. O reservatório da água coletada é revestido com manta de polietileno de alta densidade (PAD), com o objetivo de eliminar a absorção pelo solo explica Cláudio Henrique Oliveira, coordenador de Gestão Ambiental e Qualidade da Usina S. Francisco.

Já o sistema de tratamento de esgoto utilizado pela companhia é o Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), no qual a redução da carga orgânica do esgoto doméstico baseia-se no sistema compacto de tratamento. O dejeto passa por três fases de tratamento: gradeamentos para a retirada de partículas grosseiras, caixa de retenção de gordura, e tratamento aeróbio e anaeróbio do esgoto. Tal processo garante os padrões estipulados pelas legislações federal e estadual.